segunda-feira, 11 de julho de 2011

E como ouvirão, se não há quem pregue?

É com esse trecho da carta de Paulo aos Romanos, no capítulo 10 e no versículo 14 que eu intitulo a postagem de hoje.

Temos passado por alguns processos em nossa Igreja Local, e entre eles está (finalmente) a otimização de projetos de evangelismos de vários modos e em vários lugares. No último sábado (09/07) tivemos a oportunidade de panfletar durante umas duas horas em uma grande avenida e praça daqui de BH. E logo mais a noite fizemos um culto na garagem da igreja, com portas escancaradas para rua, de modo que todos que passavam por lá davam uma olhadinha pra ver o que acontecia lá dentro.

Todo esse movimento acabou mexendo comigo, que inseguro, evitava ir pra fora da igreja, priorizava mais cuidar dos que estão dentro, porém tive a mente um pouco aberta quanto a isso. Primeiramente porque muitos dos que estão "dentro" relutam em fazer algo, antes preferem se ausentar (NÚ PEGUEI LEVE DEMAIS AGORA). E meditando na Bíblia tive certeza de que o nosso papel é mesmo espalhar pra todo o lado esse Jesus a quem amamos.

2 Timóteo 4:1-2a exemplifica bem isso (na versão da Bíblia VIVA): "¹Portanto, eu insisto solenemente com você, diante de Deus e diante de Cristo Jesus - que um dia julgará os vivos e os mortos, quando aparecer para estabelecer o seu reino ²que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver a oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for."


Eu estava por certo egoísta e dando N desculpas para não fazer o que Jesus disse em Marcos 16:15 (na versão ARA): "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."
Pensava certamente que era melhor "estabelecer a comunhão" num grupo de jovens que insiste em olhar primeiro para si próprio antes do que para o próximo, até que realmente atinei que era melhor se preocupar com quem realmente precisa de Cristo do que com quem prefere negligenciá-lo.

E Filipenses 1:18 mata toda essa questão (versão ARA): "Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei."

Em outras versões temos no trecho destacado:

  • ARC - "ou com fingimento, ou em verdade,"
  • NTLH - "seja por maus ou por bons motivos."
  • NVI - " seja por motivos falsos ou verdadeiros,"
  • VIVA - "não importa a razão pela qual eles o estão fazendo; "
E esta que é a verdade!! Não temos que nos preocupar se estão querendo encher igreja, aumentar dízimos, aparecer na Rede Super, no jornal ou onde quer que seja, Paulo afirmou isso, temos que nos preocupar é em espalhar a mensagem! De qualquer forma não vai ser por palavras nossas, ou por orações simples ou complexas, por templos bonitos ou toscos, por igrejas cheias ou vazias que uma pessoa irá aceitar ou recusar a Cristo, esse trabalho é do Espírito Santo, que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-11). Paulo diz aos Corintos em 2:2 (ARC): "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado." O único intuito do apóstolo ao ir lá foi a mensagem da Cruz e nada mais! É a partir daí que temos que seguir também.

É de suma importância sabermos que nem todos acreditarão e nem todos nos receberão de braços abertos,
porque nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios (I Coríntios 1:23 - NVI).

Mas e você, o que tem feito? Você tem espalhado a Boa Notícia? Você tem anunciado a Mensagem da Cruz?

"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário