quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sou Feliz Com Jesus

Fala pessoal, o post de hoje foi inspirado no vídeo abaixo, espero que possam vê-lo para poder entender o contexto total.





Conforme vamos lendo a Bíblia, passamos a entender algumas coisas de maneira mais correta. Todo mundo que já passou na porta de qualquer igreja evangélica já ouviu fragmentos de passagens bíblicas que contém as frases: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" e "sou mais que vencedor" de Romanos 8; e "tudo posso naquele que me fortalece." de Filipenses 4.

O que eu acho mais incrível é que muita gente nem sabe onde esses versículos estão, eu mesmo não sabia, nem mesmo do que se tratava porque não tem como analisar um fragmento de versículo separado de todo o contexto de uma Carta escrita pelo apóstolo Paulo naquela época.

Tá mais você que viu o vídeo deve estar se perguntando o que tem tudo a ver isso que eu estou falando, eu peço calma que já to chegando lá!

Analisando primeiro Romanos 8, é o fechamento de um pensamento que Paulo vem construindo desde o capítulo 6 (lembrando que a bíblia não foi escrita em capítulos, o que chamamos de Livro de Romanos é uma carta escrita). Quando no versículo 31 Paulo diz que se Deus é por nós, quem será contra nós, ele está se referindo a toda acusação de quando estávamos debaixo do jugo do pecado, de quando estávamos perdidos e sem direção na vida, e tomamos conhecimento de que o preço já havia sido pago, o sacrifício já havia sido feito, o Seu lado já havia sido trespassado e o castigo que nos traz a paz já tinha estado sobre Ele.

Ainda em Romanos 8, agora no versículo 37, somos mais que vencedores no fato de por amor a Ele estamos sempre destinados ao matadouro como ovelha, mas o Seu Amor é tão grande que nada, absolutamente nada que existe ou vai existir ou que já existiu, coisa alguma, nem mesmo seres espirituais podem nos separar do Seu Infinito Amor.

Agora o meu versículo favorito: "tudo posso naquele que fortalece". Vemo-lo em Filipenses 4:13. Paulo fala sobre o fato de tudo o que passou por Amor a Cristo, em tudo que se acometeu durante sua vida, que foi vivida para a pregação do evangelho. Em 2 Coríntios 11:16-33 vemos uma parte desse sofrimento: "Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez."

Aí o que me deixa mais nervoso, é o cidadão, que se diz evangélico, filho do Deus Altíssimo, Herdeiro da Promessa do Salvador, vai e coloca um chamativo "tudo posso naquele que me fortalece" no seu golf amarelo, rebaxado, com teto solar, novinho! ISSO NÃO É O EVANGELHO! Fazer isso é o mesmo que chamar Paulo de otário, porque a mesma frase que ele usava para demonstrar que mesmo as piores coisas não deixavam ele arredar o pé da fé, você usa para mostrar um Jesus que dá tudo o que a gente de forma errada pede, um Jesus que barganha benção por pseudo-sacrifícios (leia-se jejuns), um Jesus o qual EU não tenho a mínima vontade de seguir!

Quando vamos aprender a ser como o irmão - se é que somos dignos de sermos chamados irmãos dele - Horatio Gates, que após duas grandes tragédias, uma financeiramente e a outra na família, foi capaz de compor uma linda canção que mais de 100 anos depois é cantada em muitas igrejas ao redor do mundo?

Quando vamos aprender a ser igual a Jó, que no meio da total desgraça diz "Deus me deu, Deus tomou, bendito seja o Nome do Senhor!"; ?

Quando vamos ser igual Habacuque que a pós receber a mensagem de que juízo de Deus cairia sobre ele e seu povo compôs: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação."?

Quando vamos ser como o próprio Paulo que cingido de humildade reteve firme a esperança da fé dizendo:"Eu sei em QUEM eu tenho crido"?

Quando vamos aprender que o Reino d'Ele não é deste mundo?

Porque reclamamos tanto de nossas vidas? Por que não passamos em tal concurso, por que ando de ônibus, por que ainda estou solteiro, por que não "prospero"? Enquanto vemos nossos irmãos - se é que somos dignos de sermos chamados irmãos - da igreja perseguida que não tem sequer um templo, mantendo-se firme e não negando a Jesus mesmo em face com a morte, enquanto ninguém no nosso trabalho ou faculdade sabe que somos CRENTES. Por que evitamos usar esse termo crente? Por que tentamos mascarar a nossa fé? Por que optamos em falar de Jesus discretamente para não "escandalizar" ou por que preferimos igrejas que não "parecem" igrejas? Por que banalizamos tudo relacionado ao evangelho ou ao cristianismo? Por que gostamos tanto de usar expressões como "não tem nada a ver" ou "não é bem assim"? Por que nos preocupamos tanto na exegese do grego e esquecemos de pregar a Cruz?

...

Por que?

Que Deus tenha misericórdia de nós, que somos povo de lábios impuros que ousamos em sermos chamados pelo seu Nome.*


*sem revisão ou edição



Nenhum comentário:

Postar um comentário