terça-feira, 7 de junho de 2011

Pais de joelhos, filhos de pé


Uma coisa é certa, TODOS nós temos um pai e uma mãe (há quem diga ter até dois kk vamos pelo lado mais lógico e biológico)
Hoje vou tratar de um assunto muito sério, a oração na família e a intercessão dos pais pelos filhos.
Primeiro temos que entender a que ponto quero chegar..
Quando um filho perde os pais ele se torna órfão,
Quando perdemos um cônjuge, nos tornamos Viúvo(a)
Quando um pai perde um filho não existe uma nomenclatura certa, pois é algo que foge do natural, não é natural um pai perder um filho, mas sim o filho perder o pai.
O fato é que, o amor dos pais é considerado um tipo superior de amor, um amor que supera todas as barreiras.
Fui a algum tempo em uma Igreja (lá onde Judas se perdeu procurando as botas) com meu amigo Frederico Vilhena, e vi um banner imenso com o escrito “Pais de joelhos, filhos de pé” essa frase me marcou bastante, Deus usou essa simples citação para trabalhar muito em meu coração, e responder uma pergunta que estava me corroendo por dentro.
Vamos lá:
Eu nasci em uma família cristã protestante (evangélica), cresci aprendendo a ir à igreja aos domingos e a seguir a “religiosidade” de meus familiares, Lindo isso!!
Durante a semana pode tudo, no domingo me tornava um varão perfeito, Ô Aleluia!
Sabia até gritar no meio do culto.
Aprendi a barganhar com Deus, “te dou 10% e faço um acordo pra ganhar mais”
Droga, Deus não aceitou nenhuma das minhas barganhas, talvez o dízimo deve ser igual nessas “seitas” novas 10% pro Pai, 10% pro Filho, 10% pro Espírito Santo, assim talvez funcione.
Eu cresci e amadureci física e espiritualmente, aprendi que religião só leva a ruína, Cristo é, e deve ser a minha religião.
É triste dizer, mas não me lembro de minha mãe ou meu pai me chamarem para orar por conta deles, eu já até fiz isso por várias vezes, na maioria fui tratado com desdenho, como mais um crente psicopata na minha família, ate cheguei a insistir um pouco mas logo as caras já me mandavam de volta ao meu quarto.
Não estou reclamando de meus pais, muito pelo contrário, tive e tenho até hoje neles o maior exemplo de caráter físico e moral, eles são e sempre vão ser os melhores pais do mundo, os meus super-heróis, mas nesse tempo ainda não tinha neles um exemplo de caráter Cristão a se copiar.
De um tempo pra cá eu venho orando pela minha família, em suma pelos meus pais, todo dia eu oro, muitas vezes por muito tempo que esqueço que tenho aula no outro dia pela manhã.
Eu estava ficando muito desgastado, o meu dia era cansativo, eu estava sobrecarregado, parecia que eu corria uma meia maratona todos os dias, o estranho é.. sobrecarregado de que!? Eu fico em casa o dia todo, estudo apenas pela manhã e só a partir de Agosto que terei aula à tarde e a noite, não estava entendendo o motivo desse cansaço, desse desanimo que invadia meus dias.
Comecei a questionar, sinceramente a murmurar “Deus eu peço tanto, por que nada muda e eu me desgasto tanto!?”
Cheguei até mesmo a esfriar, mas sempre com medo de soltar a corda e tudo desabar, eu me sentia sozinho segurando a vida “espiritual” de toda uma família.
E em uma quarta-feira que parecia ser outra qualquer voyla (lê-se vualá) “Pais de Joelhos, filhos de pé” em um banner de aproximadamente uns 10mts de altura por uns 4mts de largura, sim era BEMM grande!
A resposta veio como uma luz, Deus não vai trabalhar de maneira anti-natural se o problema pode ser resolvido, a ordem correta não é filhos de joelhos pais de pé, e sim o contrário.
A palavra do Senhor ensina que os pais devem direcionar os filhos dentro da palavra, não é o Pastor que tem que interceder, são os pais!
Sei que muitos que ainda não tem os seus pais na linhagem de Cristo (ou convertidos, como quiserem pensar) vão dizer: “mas meu pai não conhece Jesus como ele pode orar por mim?”
Certo, estou concordando totalmente, você deve orar para que eles venham a conhecer a Jesus, pois a oração deles é insubstituível e provavelmente vai ser a oração que um dia vai lhe manter de pé, essa é a ordem, pais orando por filhos.
Como a autoridade que é dada aos pais sobre a vida dos filhos.
Esse post é voltado para filhos que tem pais que já conhecem a Cristo, mas ainda não tem nos pais o exemplo de Cristo.
Os pais querem o melhor para seus filhos, pensam sempre em estudos, em ganhos financeiros, em um ótimo emprego mas deixam de lado a verdadeira vida. *WHAT?

Uma palavra aos pais, talvez ajudar alguém de fora um amigo, ou até aconselhar uma família, pode ser até legal, as pessoas podem vão te aplaudir, o ego vai lá encima mas lembre-se Deus colocou uma família para que você pudesse cuidar e é encima dessa família que você irá prestar contas com Deus. Paulo ensina em sua carta a Timóteo que um líder (bispo) antes de fazer qualquer coisa pela igreja ou pelo povo deve primeiro organizar a tua casa.
Então não exijam de seus filhos mais do que aquilo que vocês têm orado por eles, quer ver seu filho de pé, quer ver sua família bem estruturada, é bem simples, coloque seus joelhos no chão e interceda por eles. Se seu filho está em um caminho de morte, antes de tentar tirá-lo com suas próprias mãos, peça ao Senhor para livrá-lo, para guiá-lo.
A autoridade de um pai sobre a vida de um filho e tremenda, a sua oração pode mudar toda a sua geração e o seu exemplo pode definir quem será o seu filho no futuro.
A sua função e se ajoelhar para que seu filho possa ficar em pé, e mesmo quando ele estiver de pé, os seus joelhos devem permanecer no chão pois após estar de pé a dor da queda é muito pior.
Uma palavra aos filhos, vocês devem ser instrumentos de Deus dentro de suas casas, mas cada um deve saber qual é a sua autoridade, eu me sobrecarreguei pois estava exercendo uma autoridade que não foi delega a mim. Não entenda tudo o que foi dito como se vocês não pudessem interceder por seus pais, vocês podem e devem, mas tem certa autoridade dentro do ambiente familiar que é da obrigação deles e não sua pois ainda não está preparado, o seu trabalho e orar e aconselha-los sempre lembrando da autoridade que eles têm sobre a sua vida.

Esse Post todo está baseado em uma conversa que tive com meu pai, aprendi a ter liberdade com ele, e sempre que Deus traz algo através da minha vida para minha família ele é o primeiro a saber, e normalmente o único.
Aprenda a ter essa liberdade, nunca é tarde, eu demorei só 19 anos para aprender isso.
Uma família bem estruturada é de responsabilidade de seus Patriarcas.
Não tenho nada a reclamar da minha familia, muito pelo contrário, agradeço a Deus por estar de dia a dia nos ensinando a sermos cada vez mais uma familia segundo o coração dEle

por @viniciusantinho

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Entendo suas colocações e concordo com a responsabilidade dos patriarcas.
    A Palavra diz aos pais, "ensina o seu filho NO CAMINHO, que ele deve andar". As orações e exemplo dos pais são fundamentais para a evolução e formação do caracter dos filhos.
    Ainda assim, a misericórdia do Senhor sobre as nossas vidas é infinita e creio que a oração de um filho tem muito valor e pode mudar todo um cenário de uma familia desestruturada. Este foi o caso de minha família onde era a unica cristã e hoje eu e minha casa, servimos ao Senhor.
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir