quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ahhh os Levitas



Como já devem ter reparado nos meus Posts anteriores eu gosto de me ater em conhecer verdadeiramente a palavra, de que adianta ler sobre um sacerdote sem sequer saber o que é um sacerdote, ler sobre um eunuco sem seque saber o que é um eunuco, então pra começarmos primeiramente temos que saber o que é um levita?
Trata-se de uma família, uma das 12 tribos de Israel, que era destinada a TODO serviço no tabernáculo, e mais tarde no templo. Eles eram músicos. Mas também eram porteiros, obreiros, faxineiros, sacerdotes e o que quer que precise.
Acender o menorá, trocar os pães da preposição, a água da bacia, isso era função do levita. Também eram carregadores. Somente eles eram autorizados a carregar a arca da aliança e as partes do tabernáculo, que eles mesmos montavam e desmontavam sempre que a nuvem ou a coluna de fogo estacionassem em algum ponto do deserto. ... wait, WHAT ?

Então a música era apenas uma dentre tantas funções dos levitas. Curiosamente o livro de "Levítico" não tem nenhuma canção. (Meo Deus #gugumode)

Nesse ponto alguns chegam a pensar: "Então todo mundo que trabalha na igreja deveria ser chamado de levita"...
Ao que caberia a resposta: "Se essa igreja não for cristã, pode chamar até de mãe do santo" kkk.

Isso porque Jesus, o fundador da MINHA igreja (espero que da sua também), não era levita, iiii ferrou tudo agora, Jesus não era Levita?!
Sim, Ele era descendente da tribo de Judá, certo? Logo aqueles que foram gerados nele não são gerados pela linhagem de Levi, portanto não podem ser considerados Levitas, fui radical demais? Talvez.

Então Jesus e nenhum de seus seguidores são feitos levitas nem mesmo os músicos... #FAIL)

O que nos leva a outro ponto ainda mais delicado. Vejo muita gente falando em "Ministério de Música" ou o pior ainda "Ministério de Louvor e Adoração". Oras, se é de fato um ministério de Louvor e Adoração, vamos definir o que é Louvor e Adoração?

Tecnicamente falando, já ouvi vários Pastores e Ministros definindo (em linhas gerais) Louvor como exaltação, e adoração como Gratidão. Gostei demais.
Mas parece que eles se esqueceram de botar a música na parada. Ahn?
Sim uai, pois todos os "ministérios de louvor e adoração" que conheço são de músicos.

Minha humilde opinião me diz que Louvar e adorar não são "ministérios", mas sim atitude daqueles que conhecem o amor de Deus.
Também não gosto de chamar as músicas cristãs de "louvores". Afinal, a canção pode se tornar louvor de acordo com o coração de quem canta.
Ou pode se tornar vergonha para Deus, se for entoada em glória própria. Logo uma música também não é louvor, tanto quanto um prato não é comida e um copo não é bebida.
A música é apenas um dos possíveis recipientes do louvor, que pode ser expresso das mais diversas formas. Até mesmo lavando os pés do mestre com suas lágrimas e os enxugando com seus cabelos. Quem diria que uma higienização tão peculiar poderia ser uma manifestação de louvor?

Se para você (assim como para mim) parece que ao chamarmos os músicos cristãos apenas de "músicos", e as músicas cristãs apenas de "músicas" estaremos rebaixando-as de categoria, então aparentemente estamos no caminho certo.

Quer dizer então que os Levitas não são seres superiores que podem tratar e destratar qualquer membro mortal da ralé na igreja só porque eles têm “autoridade” para subir ao púlpito e coordenar o “louvor” da igreja?

"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." Lucas 14:11

Um comentário:

  1. Muito bom, aluno! Pensando de forma madura e SEMPRE buscando o que A PALAVRA diz rompemos com a religiosidade e experimentamos os resultados dessa mesma Palavra Viva e Eficaz! continue assim!! = )

    ResponderExcluir