domingo, 24 de abril de 2011

HAVE A NICE DAY




Hoje realmente eu posso dizer que não foi um dia agradável, estive nervoso, triste e de cabeça quente o dia todo, e o motivo? Acredite, não sei nem se ele existe.
Quantos já passaram por isso? Imagino que todos
Nesses dias em que parece que todos os mênstruos criados por Edward Alvar Murphy parecem se adequar com extraordinária exatidão em nossa vida, tudo, absolutamente tudo parece estar encaminhando para o pior, todo mundo desaparece e quem surge parece não colaborar nem um pouco com nosso dia.
Acabei por me fazer a pergunta do século, será que eu sou o problema? Será que o problema está em mim?
Não obtive resposta e ainda ouvi os cri-cri dos grilos ao fundo.
Particularmente sou um amante da leitura, fui ler um pouco, me esvaziar, sair um pouco desse mundo, mesmo que só na imaginação.
Abri a Bíblia e acabei lendo o Livro de Eclesiastes, voilá, olha só a resposta para a a retórica pergunta:
Eclesiastes 6:7 “Todo o trabalho do homem é somente para si, e, contudo nunca se satisfaz no seu espírito.”
Sim, o problema está em nós, esse vazio que muitas vezes confunde, faz com que fiquemos carentes de algo que ninguém pode nos dar, sede de uma água que não conseguimos beber.
Pera-aí, isso me lembra uma música:
“Assim caminha a humanidade:
De abismo em abismo num poço sem fim.
Cegos demais pra perceber
Que o vazio no peito é do tamanho de Deus!
Que a fome da sanguessuga é fome de Deus!
Fruto Sagrado

Eclesiastes já começou me ensinando muito, quero compartilhar com vocês um pouco do que o Sábio Salomão me ensinou em pouco mais de 1h de leitura, e como terminou a grande lição de moral que acabei ganhado de um Sábio Rei que morreu muito antes que minha geração estivesse nos planos de alguém.

“Curta a vida, pois a vida é curta.” E realmente é. A única certeza na vida de todo homem é saber que um dia irá morrer. E, mesmo que muitos evitem o assunto, não há ninguém que nunca tenha pensado sobre isso. Salomão diz em Eclesiastes 7:2: “É melhor estar num velório do que ir a uma festa, pois todos vão morrer um dia, e é bom pensar nisso enquanto ainda há tempo.”Mas não é preciso ir a um funeral para compreender que a morte é certa, muitas vezes repentina, não faz acepção de pessoas e não depende da nossa vontade. (Ec 8:8a) Não é minha intenção causar temor ao falar sobre a morte, mas sim estimular uma nova postura diante da vida. “Ninguém pode fazer o homem voltar depois de morto para aproveitar aquilo que ainda vai acontecer.” (Ec 3:22b) Eis a atitude correta a se adotar diante da vida: Aproveitá-la!

Buscar a felicidade não é pecado. Muitos sabem que não é, mas agem como se fosse. Pelo contrário, Deus é mais glorificado quando somos felizes.“Que adianta o homem viver dois mil anos sem desfrutar a felicidade?” (Ec 6:6)


Não buscar a felicidade que é pecado. Buscar recompensa pelas nossas obras não é errado. O pecado está em desejar apenas as recompensas materiais e não as espirituais, como os galardões. Deus por várias vezes incentiva e até mesmo ordena em sua palavra que aproveitemos a vida. É um mandamento.“Por isso, desfrute a vida...” (Ec 8:15a) Alegre-se em todos os dias de sua vida.” (Ec 11:8a)


A vida é um presente de Deus (Ec 3:13) e Ele quer muito que nós o utilizemos, gastemos, aproveitemos. Ele não quer que olhemos pra esse presente e reclamemos porque não é do jeito que esperávamos, porque não é perfeito, porque não é igual ao do vizinho, ou porque exige esforço de nossa parte.“Aceitar o seu destino e aproveitar aquilo que ganha, isso é sem dúvida um presente de Deus.” (Ec 5:19b)


Nós não temos tudo o que queremos. É ilusão achar que seremos plenamente satisfeitos nessa vida, pois nosso coração é ambicioso e sempre quer mais e melhor.


Nós temos tudo o que precisamos. Olhe ao seu redor. Você tem saúde, família, emprego, comida, roupa, casa. Mesmo que não tenha todas essas coisas, tem pelo menos alguma delas. Mesmo que não tenha nenhuma delas (o que é muito difícil), mas você tem vida e isso é o suficiente para ser feliz.


Felicidade é diferente de alegria. Felicidade não é um estado, uma emoção. Felicidade é um modo de vida, uma decisão. A felicidade não está em momentos, pessoas, eventos, coisas, circunstâncias. A felicidade está no modo como enxergamos e aproveitamos a vida. “Contudo, você deve lembrar que há dias de trevas, e serão muitos.” (Ec 11:8b) Mas é possível ser feliz até na tristeza. Como?

Só há felicidade com Deus. “Porque ninguém pode se alegrar sem Deus.”(Ec 2:25)

Ser feliz é praticar o bem enquanto viver (Ec 3:12).
Ser feliz é ter pessoas para compartilhar (Ec 4:8) e amar (Ec 9:9).
Ser feliz é fazer tudo com prazer (Ec 9:7) e bem feito (Ec 9:10a).
Ser feliz é fazer tudo o que tem vontade de fazer e conhecer, mas ciente das consequências. (Ec 11:9b)
Ser feliz é temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12:13).

“A pessoa que fizer isso não precisará olhar para trás e se preocupar com a brevidade da vida, porque Deus encheu seu coração de alegria.”(Ec 5:20)

Realmente eu posso dizer, vão existir dias de trevas (Ec 11:8) mas vai de cada um querer superá-los. A felicidade e a superação para TODAS as adversidades da vida estão em servir a Deus com alegria.
No mais HAVE A NICE DAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário