segunda-feira, 25 de abril de 2011

NÃO SEJA UM FROUXO!


Pequena introdução: Peço perdão galere, esse post ficou mais longo que o esperado, mas espero que tenha paciência e leia, afinal se entrou aqui não deve tá tão ocupado assim né?

Fala galera bão ou não? Então, queria compartilhar algo com vocês que vem me irritando há bastante tempo: as pessoas que são frouxas! Antes de qualquer coisa quero classificar o tipo de frouxo em questão.

Refiro-me ao pior tipo de frouxo existente, em minha opinião é claro. Àquele que não se define quanto a sua fé. Infelizmente é um mal que têm se multiplicado e muito em meio a cristandade e se bobear em outras “fézes” por aí também.





Eu estou falando daquele camarada, que as vezes tá indo na igreja há algum tempo, há alguns meses, em alguns casos ultrapassa a contagem de um ano. O cara vai e tal, fica ali meio como quem não quer nada, abaixa a cabeça na hora da oração, talvez até esteja orando. Muito provavelmente esse cara já tem a consciência de que Deus existe, ora, tem até a convicção plena de já O ter ouvido, porém ele não se define. Quando alguém pergunta se o cara “ta virando crente” ele desconversa, não sabe se denominar quanto à sua fé. Eu também não gosto dessa rotulação não, mas em minha humilde opinião, o cidadão não pode ser FROUXO pra negar que está indo à igreja ou que se “converteu”.

Eu conheço uma pá de gente assim. Não vou nominar claro, mas em geral essa galerinha ta indo atrás de Deus pelos motivos errados: relacionamentos, problemas de saúde, problemas financeiros, crises de identidade e etc. E como dizem, fazer a coisa certa pelos motivos errados é a mesma coisa de fazer a coisa errada.

Durante a bíblia existem algumas passagens que exemplificam as pessoas e suas decisões mediantes à sua fé. A parábola das sementes e suas terras[Lucas 8:4-15], a pregação de Paulo em Atenas e a conversão de Dâmaris e Dionísio[Atos 17] e a passagem que decidi abordar hoje: Lucas 9:57-62]

Eis aqui o texto retirado do bibliaonline.com.br:
“57 - E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 - E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 - E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
60 - Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
61 - Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62 - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

Vamos analisar cada um dos três casos e as respectivas respostas de Jesus a eles (só pra fazer um adendo, existem N interpretações deste texto esta, humildemente, é a minha):
“57 - E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 - E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Nesse primeiro caso, o cidadão se dispõe a ir com Jesus para todo lado, porém Jesus diz que Ele não tem onde reclinar a cabeça. Covis e ninhos são as casas das respectivas raposas e aves, o lugar onde eles repousam, suas zonas de conforto. Jesus ao dizer que não era igual a esses seres, ele estava nos alertando que para segui-lo um lugar que deveríamos sair é da nossa zona de conforto. Muitas pessoas já esbarram aí. Pra que fazer uma reviravolta em minha vida? Pra que confrontar tudo o que pensava sobre tudo e seguir uma ideologia onde as pessoas falam com o vento? Pra que deixar de transar todo fim de semana? Pra que parar de viver segundo a Lei de Gérson(vide Google)?Pra que perdoar os que me machucaram? Pra que parar de dar um tapinha na pantera(vide Google²)? Pra que lutar pela restauração da minha família e do meu lar?Pra que amar meus inimigos? É melhor continuar na minha vidinha e na frouxidão de sempre.

O Evangelho não é para os fracos. Nunca foi. Jesus disse isso em Mateus 10:38 e 39: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á”

No segundo caso temos:
“59 - E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
60 - Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.”

Jesus não se referiu especificamente à morte física do pai do rapaz. Ele estava dizendo à respeito dos mortos espirituais. Muitos ficam presos a relacionamentos. O meu pastor Lucio Barreto Júnior, ou Lucinho, sempre diz que as amizades atrapalham os jovens cristãos. Ele sempre nos alerta para andarmos com pessoas que irão fazer bem a nós e a nossa caminhada, e não alguém que sempre irá nos puxar para baixo. Eu infelizmente vejo jovens abandonando a sua fé, e a igreja porque se deixam levar pelos amiguinhos descolados que possuem, afinal de contas ser crente é ser careta (pausa: QUEM FOI O ENDEMONIADO QUE DISSE ISSO VELHO? PELAMOR DE DEUS COM QUEM VOCÊ TEM ANDADO QUE DISSE UMA BOBAGEM DESSAS? VOCÊ É O QUE VOCÊ ESCOLHE SER CAMARADA, PORQUE NÃO VEM SER COM A GENTE UM JESUS FREAK?) e eu vou perder demasiados amigos no facebook e followers no twitter se começar a falar da mensagem da cruz, porque: Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” [I Cor 1:13]. Infelizmente vai muito neguinho pro inferno sabendo da Verdade, simplesmente porque ficou preso a amigos, namoradas(os) e parentes, porque teve medinho de se desligar de relacionamentos que só o atrapalhavam.


No terceiro caso temos:
61 - Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
62 - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”

É outro problema que temos: pessoas que ficam estagnadas em sua casa, com seus familiares. Um estudo diz que o que mais impede os brasileiros de irem ao campo missionário é o medo de largar vossas famílias. E digo que isso é algo que compele até mesmo à minha pessoa.

Porém não estou falando de ir para o campo missionário especificamente na abordagem de hoje, e sim daqueles que deixam de seguir a Cristo por receio de seus parentes mais próximos ou até mesmo aqueles do interioRRR. Muitos de nós falhamos em fazer como Abraão, que saiu do meio da casa de seu pai e foi para uma terra que nem conhecia ainda, andando apenas pela fé que Deus havia lhe concebido por promessa.

Aahh mas é muito fácil pra você dizer Vitor Maia, nasceu em lar cristão! Sim, concordo, sou um privilegiado, mas digo que mesmo em minha casa encontro dificuldades quando digo em abri mão de meus sonhos pra seguir o que Deus têm para mim.

Além do mais o que mais temos é exemplos disso por aí fora. E também o próprio Cristo disse em Mateus 10:34-37: Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”

Não sou em quem disse, ta na bíblia fera. E também é uma promessa de Deus que nossa casa seria salva se crêssemos n’Ele, então embarca nessa e relaxa cara, você será com certeza o primeiro de muitos!

Jesus em resposta disse que quem começa na Obra d’Ele jamais volta! O que vejo que atrapalha esses indecisos de quem estou tratando é uma verdadeira experiência com Deus.

Eu não acredito no termo desviado. Nem no que ele abrange em si. A palavra de Deus diz que quem beber da água da vida jamais terá sede[João 4:14]. Ou seja, quem realmente bebeu da água de Deus, JAMAIS olhará para trás, porque já terá sido saciada, a sua incessante busca por algo que o preenchesse terminou, então não há porque dar uma escapadinha lá fora! (Atenção não estou falando de pecados ocultos, isto é caso para libertação, outro papo!) Se você é um desses, procure logo buscar a Deus de forma verdadeira e sincera, para ter um encontro com o Rei dos Reis que irá mudar totalmente o rumo de sua vida! Não estou lhe dizendo que será fácil, porque nem Jesus disse isso. Muito provavelmente será difícil no começo de sua caminhada, mas cara, se você já tem certeza de que um dia irá morrer, porque não se juntar e se tornar mais um nesse bando de Loucos por Jesus e dar um verdadeiro sentido à sua vida? Rambo disse em um de seus filmes que as pessoas precisam de um motivo pelo qual possam morrer, e estou aqui lhe propondo um, que além de razão para morrer, é o canal pelo qual você conseguirá a vida eterna! E aí, vamo nessa ou você continuará sendo um frouxo?




por: @vitormaiav

Nenhum comentário:

Postar um comentário