quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cristão ou Eunuco? Você é um Cristão de Verdade

Em Atos 8:26-40 temos aquela passagem que faz parte da aula inaugural de toda a cadeira de hermenêutica do primeiro dia de aula de todo seminário: O batismo do eunuco por Felipe.

Felipe era um dicipulo 2.0Turbo, tanto que o Espirito Santo o arrebatava de cá para lá, feito personagem de série de TV. 
Um belo dia, Felipe recebeu de um anjo mais uma missão teletransportada. Tratava-se de um JUMPER até a estrada de Jerusalém a Gaza. Um trecho deserto, tão perigoso naquela época quanto é nos dias de hoje.

Felipe parte. Ao chegar, o Espirito Santo diz para ele dar uma olhada em uma carruagem onde um eunuco todo arrumado, o ministro do tesouro da rainha Candace da Etiópia lia um livro. E como a maioria das pessoas naquele tempo lia em voz alta (rolavam altas superstições a respeito de ler em silêncio),  Felipe logo sacou  que se tratava do livro do profeta Isaias, o que o levou a fazer a pergunta de um milhão de dólares: 
- Entendes o que lês?
O que é um eunuco?
Eunucos são homens que foram castrados com o propósito de zelar pela segurança dos bens dos reis, sem que possam abusar desta confiança, pegando as mulheres de seus senhores.
São bem educados, com muitas facilidades e boa vida. Eunucos a serviço da nobreza estavam no ápice da pirâmide social trabalhadora das civilizações escravistas do mundo antigo, ou algo assim. Eram escravos, mas tinham uma qualidade de vida excelente e muito tempo para estudar, passear, conferir o Twitter, Orkut, Facebook, MSN ver o Big Brother, e etc.
Naquele tempo, muitos pais (escravos, pobres ou simplesmente ambiciosos) entregavam seus filhos mais fortes aos monarcas esperando pela honra de servi-los como eunucos. Seus filhos teriam a melhor educação da antiguidade, própria para servir a nobreza, viveriam no palácio, desfrutariam de conforto e segurança e poderiam alcançar cargos que de outra forma jamais seria possível. Vai dai,  muitos achavam que este negócio de sexo era uma bobagem valorizada demais da conta e o melhor era se livrar dos penduricalhos, do que se matar tentando  o  concorrido vestibular da Universidade de Corinto, kkk


Concorda que a pergunta de Felipe fica ainda mais enigmática quando se sabe disto tudo? Afinal, muito provavelmente, o tal eunuco tinha uma educação formal muito melhor do que a dele próprio. E veio a resposta: 

 - Como vou entender se ninguém me explicar?
Nos dias de hoje já não se explica muito ou nada da Palavra. Nem mesmo um discipulado tipo “the flash” como vimos acima. Quando aparece alguém para explicar, a chave do entendimento é o interesse de “uma teologia”, não Cristo.  A Bíblia é substituída por apostilas, livros (10 maneiras de prosperar; 10 maneiras de prosperar caso as ultimas 10 falharem; Como perdoar o irmão e etc) sai a verdade no original e entra a mentira fotocopiada e encadernada. Por consequência, nossos crentes, diante do mundo, são incapazes de apresentar-se como representantes de ética e valores superiores. São preconceituosos no seu sectarismo. 
No mais das vezes falam muito. Fazem pouco. São eunucos espirituais. E como eunucos, pouco impressionam o mundo, não fazem a menor diferença "na hora do vamos ver", da aflição alheia.
Como eunucos, não semeiam e não criam. Portanto, não transformam, não salgam. Simplesmente cuidam daquilo que nunca poderão desfrutar um dia

Figuração

Consta que Alexandre, o Grande. O monarca grego que conquistou praticamente todo o mundo conhecido na antiguidade, o maior soldado que o mundo já conheceu, fundador de cidades  e muito mais... 

Pois bem, em um final de dia, no descanso de uma batalha sangrenta, seus generais levavam questões importantes para a sua decisão. Uma destas questões dizia respeito a um rapaz que havia desertado da batalha.

Como todos sabem, até hoje, em tempos de guerra, muitos exércitos aplicam uma única pena para esta ofensa: morte. Entretanto, por razões que veremos a seguir, a causa é levada ao Grande Alexandre, que pergunta ao rapaz:

É verdade o que dizem ao seu respeito... Fugiste da batalha? 
 - Sim meu senhor. Foi a minha primeira batalha e nunca vi tanto horror. Tive medo. 

Alexandre se compadeceu ao ver o rosto quase infantil do rapaz e reconhecendo o horror da batalha daquele dia disse: 

- Foi mesmo uma grande peleja. Vou lhe perdoar esta única vez. 

O rapaz se alivia e cai de joelhos diante do monarca. 

- Soldado, qual é o seu nome? 
- Em me chamo Alexandre, general. 

Alexandre leva um susto. Olha para o garoto de cima a baixo e decreta: 

- Ou você se faz um bravo, ou troca de nome. 


Cristão é o nome que se dá a quem serve ao Rei dos Reis.  É aquele que regenerado, recebe as boas-novas, entrega sua vida ao serviço do Senhor e  busca a santidade e o auxílio ao próximo.   Cristão é o nome que se dá a quem imita a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário