segunda-feira, 2 de maio de 2011

DURO É ESTE DISCURSO, QUEM O PODE OUVIR?

O título do post de hoje é o que disseram muitos dos discípulos de Jesus no versículo 60 do capítulo 6 de João após ouvirem o que o Mestre lhes falara.

Antes de tudo eu recomendo que você leia todo o Capítulo 6 do Evangelho de João, porque vou falar de muito o que ocorreu nele, e se você não tem o conhecimento prévio é capaz de ficar um pouco perdido. Mas relaxa, vou tentar encaixar tudo de boa. =]

No começo deste mesmo capítulo, Jesus se compadece da multidão que o acompanhara e realiza o milagre da multiplicação dos pães e acaba por conquistar todo aquele povo, afinal que é que não gosta de uma boquinha livre não é?

O que pode nos deixar mais triste em relação a essa passagem é que Jesus sabia que a multidão estava O seguindo porque ele os alimentou de graça. Pior ainda é que vemos pessoas assim hoje em nossas Igrejas. Procuram o JESUS QUE DÁ! Campanhas, atos proféticos, peregrinações, romarias, jejuns barganhantes e tudo o que temos direito, fazemos pra poder aproveitar toda a primeira parte de Deuteronômio 28 1-14. Entenda bem, não estou dizendo que é errado buscar as bençãos materiais ou ir atrás de curas e libertações, o que estou dizendo é que muitas pessoas só vêem Jesus assim: Como um garçom indo e vindo com as maravilhas e sinais de Deus.



E quando a compaixão "acaba", Jesus diz que muito além do que ele tinha dado para alimentar aquela multidão, ele tinha o Pão da Vida. Jesus quer que nós cresçamos espiritualmente. Infinitamente mais que um carro novo, a triplicação do dízimo, ele quer nos dar algo que nos saciará eternamente. Assim como aquele povo de dura cerviz, não conseguimos entender primeiramente qual é esse Alimento Eterno que Ele tem para nós e ficamos "discutindo" com Deus sobre quais sinais ele nos mostrará para que creiamos, porque ao que parece, o carro do ano já está de bom tamanho.

Infelizmente acabamos por duvidar de que o Amor d'Ele é mais que suficiente para vivermos. Jesus diz no verso 45b: "Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim" . Não são todos que poderão compreender isto. Se você HOJE consegue entender que Deus é muito maior do que isso em que temos vivido, parabéns, foi Ele quem te escolheu primeiro.

Como naquele tempo em que os Judeus se indignaram da forma como Cristo estava a mostrar-lhes sua magnitude,as pessoas de hoje não conseguem compreender que não precisam mais viver com este VAZIO que lhes assola o coração madrugada a dentro, que o Pão da Vida poderá saciar-nos totalmente!

Então alguns de seus discípulos(não um dos doze, mas certamente quem já estava acompanhando Cristo há algum tempo) proferiram a frase que intitula este devaneio desinteligente: "Duro é este discurso, quem o pode ouvir?" Realmente, já disso isso aqui, a Mensagem da Cruz é forte demais para algumas pessoas. Enteder que a comunhão com Deus e com seu Santo Espírito é maior que TUDO o que você tem não é para todo mundo.

Mas como o post anterior do @viniciusantinho , nós andamos na contramão do sistema. Pedro então disse uma frase que sempre mexe comigo quando a leio ou ouço, logo após Jesus lhe oferecer uma chance de desistir enquanto há tempo: "Pra quem iremos? Só Tu tens as palavras da Vida Eterna."

Sempre costumo concluir meus textos com algo que eu penso. Porém essa vez farei diferente, lhes deixarei uma pergunta feita por Jesus, e outra feita por mim (sem pretensão alguma):

67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?

E você? Pra quem você tem ido? Pra quem irá? 



"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Ap 3:20

2 comentários:

  1. sinto;me honrado em se o primeiro a postar um comentário e poder parabeniza.lo

    ResponderExcluir
  2. sinto;me honrado em se o primeiro a postar um comentário e poder parabeniza.lo

    ResponderExcluir