terça-feira, 24 de maio de 2011

“Todo ser que respira, louve ao Senhor” - Salmos 150:6



A cada dia respiramos cerca de 26mil vezes, o que significa algo em torno de 14mil litros de ar. Deveríamos respirar do nosso abdômen, não do nosso peito. Mas quando estamos distraídos, quando estamos estressados, quando estamos correndo muito, respiramos do peito. Nós respiramos entre 4 a 6 vezes por minuto. Mas a maioria de nós, em média, respira entre 16 e 20 vezes por minuto.
Especialistas dizem que a nossa respiração deveria fornecer 99% da nossa energia, e eles dizem que a maioria de nós acessa apenas de 10 a 20 por cento desta energia.
Afinal, com todas as coisas para nos preocuparmos todos os dias, quem tem tempo para pensar na respiração?

Vou contar uma história sobre um Pastor chamado Moisés, que vivia numa terra chamada Midiã, e que Deus apareceu para ele, falando através duma sarça em chamas.
E Deus lhe disse:
 "Moisés, tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa"
É estranho isso, pois Moisés já andava nesta terra há 40 anos.
Afinal, não é que se o chão tornara-se santo de repente, o chão não mudou, é que Moisés ficou ciente dEle.
O que levanta a pergunta:

Estamos em terra santa todo o tempo? 
Passamos por sarças em chamas de um lado e do outro, mas como estamos distraídos, correndo muito devido as tarefas do dia-a-dia, não as vemos.

Bom, Deus ouvira o chamado do Seu povo em escravidão no Egito e Ele queria que Moisés fosse resgatá-los, mas Moisés tinha um pequeno problema:
"Bem, se eu chegar para esse povo e disser para eles que Deus quer que eu os liberte, eles dirão para mim - e qual é o nome desse Deus?-”
Então Moisés pergunta a Deus, "Qual é o Seu nome?"
E Deus respondeu, "Moisés, diga a eles que eu sou o Senhor"

Bom, este nome, SENHOR, se você estiver lendo uma tradução original da Bíblia é soletrado todo em letras maiúsculas.
Este nome aparece na Bíblia mais de 6mil vezes. Mas a bíblia não foi escrita originalmente em nosso idioma, foi escrita em hebraico. E em hebraico o nome só tem quatro letras,
Você leria "Y" "H" "V" "H" - YHVH
Mas em hebraico as letras são pronunciadas Y=Iod H=He V=Vav H=He
Alguns pronunciam o nome como "Yahweh" ou "Javé", embora em muitas tradições o nome não seja pronunciado, pois é considerado muito sagrado, muito misterioso, muito santo.
Aliás, alguns rabinos acreditam que estas letras são como vogais no idioma hebraico, eles acreditam que significam basicamente os sons de respiração, e que o nome é simplesmente impronunciável, pois a combinação das letras é o simples som da respiração.
“IOD HE VAV HE”

Será que o nome de Deus é o som da respiração?

O livro do Gênesis diz que Deus criou a primeira pessoa, Deus pegou esse pó, essa poeira do chão, Deus lhe deu forma e depois deu um sopro, tornando-o um ser humano.
Bom, "chão" em hebraico é a palavra "adamá", e essa primeira pessoa chama-se Adão. Então basicamente é do "adamá" que temos "Adão".
Há esse paradoxo pertinente ao que significa ser um ser humano, somos frágeis e vulneráveis, viemos do pó,
Outro dia eu estava telefonando para alguém e disquei o numero no meu aparelho, mas a chamada não se completava, então eu disquei novamente e mesmo assim não funcionou.
Eu estava ficando cada vez mais frustrado, e eu me peguei prestes a jogar o telefone pela janela, literalmente jogar pela janela.
Afinal, por que é que as coisas mais estranhas conseguem nos irritar tão rapidamente?
Você já teve momentos em que se sentiu prestes a perder a cabeça?
Nós viemos do pó, somos frágeis.
É como está escrito nos Salmos:
" A vida de cada pessoa é só um sopro, mesmo daqueles que parecem firmes"

Se já caminhou nas alas de um hospital, se já parou ao pé de um caixão, se já sofreu algum tipo de acidente, então sabe exatamente do que estou falando.  A vida é frágil!
E porém, ao mesmo tempo, recebemos o sopro da vida do Criador do Universo. E este sopro divino está em cada ser humano
O Salmo 8 diz que “Deus nos coroou de glória e de honra”, mas a glória e a honra nesta passagem não se referem à Deus, está se referindo ao povo que Deus criou.
Somos como "torrões" sagrados e divinos de terra, porém possuímos um poder e força inenarráveis.
A sua vida é apenas um sopro, porém você foi feito pelo Criador de tudo.

Por milhares de Anos as pessoas entenderam que a respiração física que temos na verdade é uma imagem de uma realidade mais profunda. Na bíblia, a palavra para sopro é a mesma palavra para Espírito.
No idioma hebraico é a palavra "ruah", no idioma grego é a palavra "pneuma".
Um versículo diz que, quando Deus retira o "ruah", o sopro de todas as criaturas vivas, elas morrem e retornam ao pó.
Mas quando Deus manda o "ruah", o Espírito, elas são criadas.
Sopro, Espírito, a mesma palavra.
E os primeiros cristãos adotaram esse conceito e o levaram mais além, eles acreditavam realmente que o Espírito de Deus reside ou mora literalmente em uma pessoa.
Em Romanos 8 diz que se a "pneuma", o Espírito de Deus que fez Jesus retornar dos mortos, está vivo em você, então Deus lhe dará vida.
Outro versículo diz que o efeito do Espírito de Deus ao residir em você é a sua santificação, a palavra santificar significa "limpar" "purificar"
O que isso significa é que, quando você respira e deixa Deus entrar, você fica consciente de todas as coisas que precisa deixar para trás, tudo que precisa abandonar.
Se você for completamente honesto agora, sobre o que se passa dentro de você, o que encontraríamos?
O que você diria se você se revelasse? O que está ai dentro? Do que tem raiva? O que está ocupando sua mente?
Se pudéssemos ser completamente honestos sobre o que acontece dentro de nós, há sempre alguma coisa que até mesmo nesse momento nós precisamos expirar?
Jesus disse que a função do Espírito de Deus é nos guiar para a Verdade. Há alguma área em que você precise de um guia? Esse guia é o Espírito de Deus
Talvez o que nós precisamos esteja tão próximo quanto um sopro, outro versículo diz que Deus dá o Espírito sem limites, será que há algo nesse momento que você precisa inspirar?
Em Efésios, capitulo 4 diz que há um Deus Pai de todos, o qual é sobre todos, por todos e em todos.
Em Hebreus, capitulo 2 diz que há um Deus para quem e por quem tudo existe.
Ou como Jesus disse, Deus é espírito, e você é uma criação sagrada de Deus, o sopro divino flui através de você, e está fluindo através da pessoa ao seu lado, e está fluindo através da pessoa ao lado dela.
Você está em meio a uma terra santa.
E há uma santidade nas pessoas ao nosso redor. E a maneira como os trata, é como Jesus disse, o que fizer por eles, terá feito por Ele.
Deus está lá porque Deus está aqui, você não precisa concordar com isso para que seja verdadeiro.
Deus já nos deu vida, e o sopro que acabamos de inspirar, e o sopro que inspiramos antes desse, e o sopro que inspiraremos, e o sopro após esse.
Quando um bebê nasce, qual é a primeira coisa que precisa fazer, ou o bebe não sobreviverá? Esse bebê precisa respirar, precisa dizer o nome de Deus.
E qual é a ultima coisa que fará antes de morrer? O nosso ultimo ato é respirar por uma ultima vez, ou será que morremos quando não podemos mais dizer o nome de Deus?!
É possível que você esteja almoçando com um bom amigo seu que não acredita em Deus, e você pode estar sentado de frente para seu amigo que diz: "Deus não existe"
Mas durante o seu respirar, o que você está ouvindo o tempo todo é "lod, He, Vav, He"!

Que você perceba que Deus está aqui, agora mesmo, o tempo todo conosco. Que você perceba que a terra onde pisa é santa.
E ao desacelerar, largar um pouco a correria do dia, que você fique ciente que é em "lod, He, Vav, He" que nós vivemos, movimentamos, e respiramos

By NOOMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário